domingo, 17 de abril de 2011

Para começar um dia com vigor e ânimo, praticante de Yoga!

Prática da saudação ao sol


Saudação ao  Sol ( Surya Namaskar A,) é uma prática para começar o dia disposto(a).

Escolha um local adequado, onde você possa estar tranquilo longe de barulhos. Se possível converse com o pessoal de sua casa e peça para que anote os recados e peça para que não seja incomodado por este período. Tenho certeza que irão compreender. Se você estiver sozinho(a), melhor ainda, deixe o telefone desligado por este período e da campainha também. Se desejar coloque um som suave que não o(a) incomode.

Inicialmente faça um aquecimento. Primeiro com os pés, joelhos, mãos, dedos, punhos, cotovelos, ombros e não esqueça da cabeça, pescoço.

Procure não exceder ao seu limite.

Súrya Namaskar A

Comece mantendo os pés unidos, os braços ao longo do corpo, o púbis ligeiramente levantado, firmeza no abdômen. Fixe o olhar em um ponto a sua frente e observe a respiração (tadásana).

1. Inspirando, eleve os braços lateralmente, fazendo um movimento circular até unir as palmas das mãos acima da cabeça olhando para os polegares. Alongue-se verticalmente e tracione a coluna criando espaço entre as vértebras. Os dedos das mãos e dos pés devem estar alinhados; o corpo fica como uma corda esticada, crescendo em direção ao céu. Mantenha os ombros na mesma altura e, ao mesmo tempo, mantenha-os afastados da base do pescoço.

2. Exale flexionando o corpo à frente, fazendo uttanásana, com a cabeça em direção aos joelhos e o olhar na ponta do nariz. Uttanásana é uma postura de intenso alongamento posterior.
3. Inspire elevando a cabeça, sem forçar a nuca, alongando a coluna e fixando o olhar no intercílio. Essa é a segunda variação do uttanásana.

4. Exale e dobre os joelhos, tomando impulso e saltando ou caminhando para trás até a posição de flexão de braços, chaturanga dandásana. Na medida do possível, mantenha o tórax, o abdômen e as pernas elevados do chão. Os pontos de contato entre seu corpo e o chão são as mãos e as pontas dos pés. Chaturanga significa quatro (chatur) pontos (anga).
5. Inspire elevando o tronco, fazendo urdhva mukha svanásana, a posição do "cachorro olhando para cima". Não solte o peso da cabeça para trás; mantenha o pescoço ativo. Os joelhos, as coxas e a pélvis ficam elevados, sem tocar o chão.
6. Exale e eleve os quadris em adho mukha svanásana, a posição do "cachorro olhando para baixo". O olhar para o umbigo. Permaneça nesse ásana durante cinco respirações. Apóie firmemente as mãos no chão. Distribua o peso de maneira uniforme entre as mãos e os pés. Mantenha as patelas elevadas, as coxas ativas, o cóccix apontando para cima e as costas na mesma linha reta dos braços.
7. Inspire saltando ou andando para frente até colocar os pés entre as mãos. Olhe para o ponto entre as sobrancelhas, repetindo a segunda variação do uttanásana.

8. Exale flexionando o tronco em uttanásana e olhando para a ponta do nariz.
9. Inspire elevando o corpo e olhando o ponto entre as sobrancelhas. Mantenha a espinha ereta. Faça um movimento circular dos braços, trazendo as mãos acima da cabeça e olhando para os polegares.

Exale e desça os braços ao lado do corpo. Olhe relaxadamente para o ponto a sua frente.

Comece a praticar fazendo três ciclos do Súrya namaskar A e depois aumente esse número para cinco ciclos.
Encerre com uma meditação por alguns minutos e entoe o mantra "Lokah Samastha Sukhino Bhavantu". (Que nós e todos os seres sejamos felizes).

Namastê!





Nenhum comentário:

Postar um comentário